Broom - a cadeira feita de resíduos industriais
Os designers são responsáveis pela criação e desenvolvimento de produtos, sejam eles inovações ou melhorias de produtos já existentes. Diante das necessidades do consumidor são criadas as soluções levando em consideração fatores como a praticidade e estética, entre outros. Através do design criativo e sustentável é possível encontrar soluções para diversos problemas de desperdício, diversos resíduos podem ser transformados em matéria-prima de produtos. O designer Philippe Starck é um exemplo de designer criativo que transformou resíduos em produto na criação da sua cadeira Broom, apesar de não ser uma criação recente merece destaque por ter apostado na sustentabilidade e criado um novo produto a partir do reaproveitamento de resíduos industriais.
PHILIPPE STARCK'S BROOM - a cadeira feita de resíduos industriais
Philippe Starck é um designer e arquiteto francês, um dos designers mais criativos e conhecidos da atualidade. Uma das características mais marcantes em seu trabalho é o fato de reconstruir objetos comuns do cotidiano, é o caso do Juicy Salife, o espremedor de frutas desenhado para a empresa italiana Alessi que virou um ícone. Sabe-se que não é de uso muito fácil pois tem um formato que não permite encaixar em qualquer tipo de copo mas transformou-se com toda a certeza em um objeto de design conhecido mundialmente.
O espremedor é apenas um exemplo da criatividade desse designer que tem inúmeros trabalhos envolvendo móveis e objetos. Entre tantos trabalhos está a cadeira Broom, a cadeira criada a partir de resíduos para a empresa Emeco é inquebrável e promete durar para sempre. A cadeira tem 6 cores e pode ser empilhada facilmente, é perfeita para uso externo não necessitando muita manutenção. Os resíduos de madeira criam uma textura manchada que dão à superfície um toque mais natural e cada cadeira tem seu próprio padrão de textura único.
A versatilidade e as cores da cadeira Broom (Divulgação/Emeco)
Segundo Philippe Starck, a escolha foi por produzir menos - menos estilo, menos design, menos material, menos energia e, finalmente, ter mais. A Broom, traduzida como vassoura em português, apresenta um composto totalmente novo para o material da cadeira, que combina polipropileno recuperado e fibra de madeira descartada. São utilizados 90% de resíduos industriais recuperados, 75% de polipropileno reciclado e 15% de madeira reutilizada que normalmente seria jogada no lixo . Uma cadeira totalmente feita de um composto de resíduos industriais de fábricas de madeira serrada e plantas industriais de plástico, sendo assim esse material tem um impacto ambiental triplo: menos energia, menos desperdício e menos carbono.
"Working with Emeco has allowed me to use a recycled material and transform it into something that never needs to be discarded - a tireless and unbreakable chair to use and enjoy for a lifetime." - Philippe Starck
Cadeira Broom (Divulgação/Starck)
"The elegance of the minimum comes from the intelligence of the nothing. Mies Van der Rohe said 'less is more'. Okay it's right, but why choose? With this chair we can say "less and more." Because we choose to make less - less style, less design, less material, less energy and finally we have more." Philippe Starck










