Resíduos plásticos transformados em mobiliário e revestimento
A Plasticiet, uma startup holandesa, encontrou uma maneira de processar grandes volumes de lixo plástico e transformá-los em um material sustentável. Com inspiração na beleza natural das pedras, criam blocos de construção que podem ser utilizados para diversas finalidades. Após a coleta dos resíduos plásticos, estes são processados e transformados em painéis coloridos que se assemelham ao mármore e granito. O material é desenvolvido através de uma mistura de técnicas e resulta em um produto que pode ser utilizado na fabricação de móveis e revestimentos para design de interiores.
O plástico reciclado utilizado é o polietileno, que é um material bastante comum, encontrado facilmente em produtos como embalagens de alimentos, utensílios de cozinha, brinquedos, entre outros.
A loja da empresa de óculos Ace & Tate na Bélgica, teve o interior revestido com os painéis de plástico reciclado da Plasticiet, os painéis foram feitos com reciclagem de pedaços de plásticos azuis, , verdes, amarelos e vermelhos. Foram utilizados quase 1000 kg de plástico para esse projeto.
O painéis plásticos cobrem as paredes, prateleiras e balcões da loja.

Em março de 2020, a empresa estreou sua coleção Madrepérola em edição limitada na feira de design em Bruxelas. Foi apresentado o design de cadeira, banqueta e estantes, toda a coleção é feita de policarbonato reciclado que apresentam um acabamento brilhante e com desenho que lembra madrepérola.
Plasticiet é mais um exemplo de que é possível encontrar soluções e transformar o lixo, a empresa foi fundada em 2018 por Marten van Middelkoop e Joost Dingemans, dois designers apaixonados pelo desenvolvimento de materiais sustentáveis.