Upcycling - marca brasileira cria bolsas feitas com câmara de pneu
A marca brasileira Recman, idealizada pela bióloga Andreza Veiga, é uma marca de acessórios feitos através de upcycling fundada em 2013. De uma preocupação com os materiais nocivos descartados no meio ambiente surgiu a busca para contribuir com a diminuição deste impacto e foi o que deu início para a criação da marca. A Recman foi criada com a ideia de transformar materiais descartados no meio ambiente em acessórios de estilo, as peças apresentam um design moderno e minimalista e todos os acessórios são produzidos pensando no impacto que estes materiais causam no meio ambiente. Através do upcycling foi possível transformar lixo em acessórios, já que o upcycle é a transformação de produtos no fim de sua vida útil, que iriam para o lixo, em novas peças.
As primeiras peças da marca foram criadas a partir de câmara de ar de pneus velhos (é uma parte que se encaixa dentro do pneu sendo muito resistente e maleável). Depois disso, através de um conceito inovador, desenvolveu uma grande variedade de produtos utilizando diversas matérias-primas descartadas como lonas, esteiras de corrida e mangueiras de bombeiros que são transformadas em modernas mochilas, carteiras e malas.
O processo envolve a coleta dos resíduos, lavagem e hidratação do material recolhido (a câmara de pneu precisa passar por um processo de hidratação para que não haja rachaduras depois), confecção e venda. Segundo o site da marca o descarte de câmaras no meio ambiente é de aproximadamente um bilhão por ano e a decomposição desse material que não é biodegradável leva centenas de anos sendo a sua queima ainda mais nociva a atmosfera.
A marca desenvolve acessórios sustentáveis a partir de materiais reciclados e preza pela qualidade superior em suas peças quebrando o paradigma de que produtos sustentáveis são de qualidade inferior. Toda a produção é feita em uma oficina na comunidade da Paraisópolis, em São Paulo.